segunda-feira, 22 de abril de 2013

quibe de abóbora, feijão e salada #ParaDiasCorridos


Abro a geladeira... Feijão cozido, rúcula, tomate, cenoura e beterraba. Vontade zero de comer salada.
Abro o freezer... Tiro dois potinhos com quibe de abóbora; agora consigo imaginar uma refeição.

Deixo os potinhos sobre a pia e volto minutos depois; estão no ponto perfeito
, descongelaram ligeiramente, apenas o suficiente para serem desenformados sem se desmantelarem. Aqueço a chapa de ferro no fogo alto, volto para a geladeira e tiro o pessoal da salada.
Encho uma tigela com água e coloco um pouco de cândida (uma colher de sopa para cada litro de água); corto as raízes da rúcula, passo o masso sobre a torneira aberta, só para tirar a sujeira mais visível, e coloco-a de molho por alguns minutos. A chapa já está quente, então abaixo o fogo para médio/baixo, espalho sobre ela um fio de azeite e então coloco os quibes. Agora o feijão; para dois pratos, coloco seis colheres de sopa para aquecer na minha pequena frigideira, tempero-os com sementes de coentro, cominho e feno grego, um pouco de pimenta, um tico de água e ligo o fogo à temperatura média. Cenoura e beterraba, suas chatas e frias, vocês serão raladas! Descasco ambas e vou mexer com a rúcula. Com uma mão levanto as folhas, com a outra troco a água por outra limpa, e deixo a folhagem no seu banho final. Tiro as tralhas que sempre estão sobre o balcão, pego os sousplats, os pratos, os talheres e guardanapos. Volto para os quibes, que já podem ser virados para que o outro lado também doure. Sacudo a salada para um escorredor; pego a quantidade que iremos comer, seco-a em um pano e coloco as folhas nos pratos. O feijão secou e está querendo pegar no fundo, e ainda tenho de me virar com o tomate... Corto-o em cubinhos e jogo-o sobre o feijão, mexo um pouco e aumento o fogo; será o tempo dele se desmanchar, porque está maduro, mas ainda terá um sabor fresco, vai ficar interessante. Provo, coloco uma pitada de sal e um pouco mais de molho de pimenta. Estou com saudade de ter pimenta fresca, mas faz muito tempo que não vou à feira do parque da Água Branca; divinas pimentas do jatobá... Ralo a cenoura e a beterraba, nessa ordem, e coloco-as sobre a rúcula. O quibe já está querendo queimar, então vai da chapa para o prato. O feijão também está para lá de bom; uma última mexida e um fio de azeite. Azeite!!! Em dia frio não dá para temperar a salada com azeite e sal... Abro a geladeira e sou salva por um restinho de um molho a base de tahine; adiciono mais um pouco de azeite e sal para conseguir uma quantidade maior. Não vou abrir limão nem descascar alho, do jeito que está terá de bastar!

No fim das contas a salada ficou bem gostosa, o feijão estava quente e apimentado, com os tomates se desmanchando, mas ainda com gosto de frescos e um perfume de temperos que chamavam o quibe de abóbora para a mesma garfada, crocante por fora e macio por dentro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você, qual é a sua bandidagem?