domingo, 28 de abril de 2013

Tempero bandido: coentro, cominho e feno grego


Uso esse tempero em quase tudo; é incrível como uma simples pitada sobre o feijão de ontem  é viagem garantida para o nordeste ou para o oriente, dependendo do que vem junto.

Aqueço porções iguais de sementes de coentro, cominho e feno grego, em uma pequena frigideira, ao fogo baixo, tomando cuidado para que não queimem. Quando começo a sentir o aroma
dos temperos é porque já estão levemente torrados, então tiro-os do fogo. Depois que esfriam podem ir para dentro do moedor. Se os grãos passam do ponto e ficam escuros, jogo tudo fora! Paciência, prefiro isso a correr o o risco de amargar e estragar um prato inteiro... Por esse motivo torro os grãos de pouco em pouco, e fico sempre de olho, mexendo a frigideira.

Gosto de ter um potinho à mão com os grãos já torrados; assim, se estou no meio de uma receita e o  moedor está vazio, preencho-o rapidamente, sem ter de desistir no meio por preguiça do processo "frigideira, resfriamento e moedor". A bandidagem está no preparo antecipado!

Comprei esse pequeno moedor na Zona Cerealista, na Rua Santa Rosa, por R$45,00. Ele não é perfeito, tem uma moagem irregular, mas está funcionando muito bem para esse caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você, qual é a sua bandidagem?