sábado, 20 de julho de 2013

croquetes de cenoura, mandioquinha e damasco #QuintaSemLei


O engraçado é que no caso da Patricia os damascos eram o ingrediente omitido do Sr. Enjoadinho; no meu, foram as mandioquinhas, que o Ebraim não topa de forma alguma. E mesmo com uma rosti enorme na mesa ele devorou metade da travessa dos croquetes, então não teve muitos argumentos ao me ouvir listar os ingredientes a minha mãe, enquanto tirávamos a mesa...

Além do damasco, o que deixou esses croquetes especiais foi a farinha de rosca caseira. Há alguns anos li em um livro, talvez o da Marcella Hazan ou da Alice Waters, uma dica de manter no congelador um pote para farinha de rosca, e sempre adicionar novas farinhas, feitas com o pão que tiver em mãos, para que ela tenha um sabor complexo, único, e para que nunca tenha de jogar pão fora. Pão francês, pão integral, pão italiano, pão de linhaça, pão de grãos e até flocos de milho, aquele do café da manhã.

Se você não tiver farinha de rosca caseira nem tiver saco de preparar uma a partir de um pão fresco aquecido no forno ou em uma frigideira e depois quebrado ou processado (dependendo de quão fina você a quer), compre-a em uma padaria tradicional ou nas típicas italianas, onde ela é feita com filão; fuja das de supermercado, que tem gosto de areia!

croquetes de cenoura e mandioquinha
adaptado destes lindos feitos pela Patricia,  do Technicolor Kitchen
rendimento: 29 unidades (congelei alguns)

  • 650g cenoura+mandioquinha*, descascadas e cortadas em cubos pequenos
  • 3 dentes de alho descascados
  • 100g de farinha de rosca
  • 6 damascos secos cortados em cubinhos
  • 6 nozes (quebradas em pedaços pequenos)
  • 6 amêndoas (quebradas em pedaços pequenos)
  • 2 cebolinhas picadas (só usei a parte branca)
  • 1/2 maço de salsinha picado (usei folhas e talos)
  • 1 ovo
  • raspas de 1 limão tahiti
  • sal e pimenta do reino
  • farinha de rosca para envolver os croquetes
  • azeite para fritar

*a receita original pedia apenas cenouras cozidas a vapor; como só tinha duas, completei a quantidade pedida com mandioquinha, e como na casa da minha mãe não tinha como adaptar, cozinhei-as na água.

Cozinhe a cenoura, a mandioquinha e os dentes de alho em uma panela com água e uma pitada de sal; não precisa colocar muita água, basta o suficiente para cobri-los.

Depois de cozidos, transfira-os para uma tigela grande, usando uma escumadeira, e amasseos até obter um purê homogênio. Não jogue o caldo fora; use-o para alguma preparação ou congele-o. 

Depois que essa mistura tiver esfriado, tempere-a com sal e pimenta do reino, adicione o ovo, mexa bem, e então adicione os demais ingredientes: nozes, amêndoas, farinha de rosca, damascos, cebolinhas, salsinha e raspas de limão. Misture tudo, molde os croquetes, passe-os pela farinha de rosca e acomode-os em um refratário untado com azeite. Leve-os à geladeira para que firmem, no mínimo por uma hora e meia.

Meia hora antes de comer, aqueça o forno a 200º e frite-os em um fio de azeite, em uma frigideira grande. 
Na hora do jantar, aqueci uma frigideira grande, adicionei um fio de azeitem fritei-os até que ficassem dourados e coloquei-os em uma assadeira, para que assassem em forno preaquecido a 200º, por aproximadamente 25 minutos. 

Como consegui 29 croquetes, congelei alguns, embrulhando-os em papel alumínio e colocando-os dentro de um saco com fecho tipo zip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você, qual é a sua bandidagem?